Image Map

Biografia

'' ''
           Samuel Martins Alves (Sam Alves) nasceu em 03 de junho de 1989, mas foi
abandonado dois dias depois em uma caixa de papelão à porta do então funcionário de escritório Luis e Raquel Alves, dona de casa e artista de gravação de música cristã em Fortaleza, no estado do Ceará, Brasil.

            Quando Sam tinha apenas quatro anos de idade, seus pais decidiram se mudar para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Ele e sua mãe chegaram em 10 de janeiro de 1994 no Aeroporto Internacional JFK e começaram uma nova vida em Fall River, Massachusetts. Sam aprendeu Inglês na escola e Português com sua avó materna, enquanto era criado em um estilo de vida cristão. Seu pai havia se tornado um pastor em uma igreja batista, mudando-se para os EUA um ano mais tarde. Depois, eles se mudaram para um pequeno apartamento em Framingham, Massachusetts, onde seu pai conseguiu um emprego como entregador de jornal e sua mãe começou a realizar limpezas em casas (típico trabalho entre os brasileiros imigrantes). Em agosto de 200, os Alves compraram sua primeira casa em Clinton, Massachusetts.


            Depois que Sam se formou no ensino fundamental em junho de 2003, sua mãe começou a treinar sua voz para cantar na igreja. Sua primeira apresentação foi na igreja em Everett, Massachusetts, onde ele cantou um dueto com sua mãe. Sua primeira performance solo foi em um púlpito para um público de menos de vinte pessoas em uma igreja em Clinton. Em outubro de 2003, ele voltou para o Brasil com a mãe para trabalho missionário. Lá, junto com sua mãe, foi que ele ajudou a construir uma nova igreja na capital, Brasília. Sam cantava durante os cultos, sozinho ou em duetos com sua irmã Samara. Durante esse tempo, ele frequentou a Escola de Música de Brasília (considerada uma das melhores escolas de música da América Latina).

            Embora os planos originais de Sam fossem para gravar sua música quando ele estivesse totalmente preparado, um amigo da família incentivou a mãe de Sam para gravar um álbum independente de Sam e Samara em um estúdio em Brasília. Sam escreveu uma canção em seu segundo ano do ensino médio no Brasil, intitulada "You Are Lord" ("Tu és Senhor"), que foi escolhida para o álbum, enquanto o resto das gravações foram em Português. Durante a gravação, Sam escreveu duas músicas adicionais em Português que também foram incluídas. O álbum foi gravado ao vivo no dia 6 de dezembro de 2006, na igreja que sua mãe construiu, em frente a centenas de pessoas. O lançamento aconteceu em 3 de fevereiro de 2007, em sua cidade natal, Fortaleza, e, em seguida, em 3 de Março de 2007, em Brasília.

            Em 10 de março de 2007, Sam e sua mãe voltaram para sua casa em Clinton, onde seu pai tinha mantido seu trabalho e a casa da família. Os pais de Sam se divorciaram no ano seguinte, e Sam passou a morar com sua mãe.     Ao longo deste período, a economia entrou em colapso e Sam e sua mãe solteira enfrentaram dificuldades na vida financeira, vivendo exclusivamente do salário de sua mãe e da venda de CDs de Sam. Sam continuou a cantar em igrejas na região de New England no Canadá e também em Nova York, enquanto sua mãe se esforçava para lutar contra a execução de hipoteca a fim de salvar a casa da família.

            Em novembro de 2009, Sam respondeu a um convite para se juntar ao coro de apoio de uma apresentação local do cantor Michael W. Smith e foi selecionado como um tenor lead (principal), ajudando outros colegas vocalistas a aprenderem as suas partes. Pouco depois, Sam foi convidado para liderar uma equipe de louvor e adoração para o grupo de jovens de uma grande igreja no centro de Massachusetts e, em poucos meses, tornou-se líder da equipe principal de louvor da igreja, onde liderou e cantou semanalmente e em produções de feriados especiais. Antes de se envolver com a equipe principal de louvor da igreja, a participação de Sam no evento do Michael W. Smith levou-o a ser escolhido pelo diretor do Dove Singers para interpretar Jesus em uma turnê musical na área da Nova Inglaterra durante duas semanas que antecederam a Páscoa de 2010.

           Depois de tirar uma folga entre ensino médio e superior para trabalhar e ajudar no sustento da casa, Sam matriculou-se no Worcester State University, originalmente como uma graduação pré-medicina, mas acabou trocando por uma graduação em música e negócios, a fim de prosseguir uma carreira que ele realmente amava. Sam continuou as aulas de canto e a participação no coral universitário, que gostou desde a inscrição, o qual também incluiu um lead vocal (vocal principal) de "Brown Eyed Girl" de Van
Morrison, enquanto estava em turnê com o coral em Portugal. No outono de 2012, Sam deixou a liderança do grupo de louvor para se concentrar em sua carreira solo, acrescentando aulas de canto particulares em um estúdio em Boston, onde foi descoberto como modelo. Mais tarde, em 2012, Sam participou de uma seleção aberta para a 4ª Temporada do programa da NBC "The Voice" cantando "Breakeven" do Script, inspirado por um rompimento recente com a ex-namorada, e foi aprovado, levando-o para Hollywood. Sam cantou "Feeling Good" de Michael Buble para sua Audição às Cegas, que foi ao ar em rede nacional americana no programa da NBC "The Voice" em 1º de Abril de 2013. Infelizmente, Sam não foi escolhido por nenhum dos jurados.

            Após ser recusado na versão americana do programa “The Voice”, ainda em 2013, Sam foi incentivado por amigos, familiares e alguns fãs brasileiros a se inscrever para o “The Voice Brasil”. No mês de outubro, Sam Alves participou das Audições às Cegas da versão brasileira do The Voice cantando ‘When I Was Your Man’ de Bruno Mars. Os quatro técnicos, Claudia Leitte, Lulu Santos, Carlinhos Brown e Daniel, viraram a cadeira. Lulu Santos elogiou a performance: “Para mim, foi muito interessante ver a sua entrega a sua arte. Você não estava fazendo para a platéia nem para a câmera, estava fazendo para você.” Sam escolheu Cláudia Leitte como sua mentora e revelou: “Quero cantar com ela!”.


             A música de sua audição foi disponibilizada para download na iTunes Store e ficou em primeiro lugar à frente até da versão original de Bruno Mars.


            Na segunda fase do programa, Sam batalhou contra Marcela Bueno cantando a música ‘A Thousand Years’ e venceu. A apresentação dos dois foi elogiada pela intérprete original da música, Christina Perri, “Essa foi de longe a minha versão favorita de A THOUSAND YEARS! Absolutamente linda!”— disse ela.



            Na fase do tira-teima, Sam resolveu cantar em português. Ele interpretou a canção ‘Pais e Filhos’ da banda Legião Urbana. Foi salvo pelo público junto com Júlia Tazzi e logo em seguida escolhido pela técnica, Cláudia.
            Na fase seguinte cantou ‘Mirrors’ de Justin Timberlake e foi salvo pelo público.


            Na semifinal, Sam cantou ‘Você existe em mim’, em homenagem a sua mentora Cláudia Leitte. Alves recebeu 20 pontos de sua técnica e mais 84% dos votos do público e se classificou para a final do programa.



            Em sua apresentação solo para a final, Sam cantou ‘Hallelujah’, de Leonard Cohen.
Sam também fez uma apresentação em conjunto com sua mentora Cláudia, interpretando a música ‘Camisa e o Botão’ de Claudia Leitte.



            Ao final da noite, no dia 26 de dezembro de 2013, Sam foi anunciado o vencedor da
segunda temporada do The Voice Brasil com 43% dos votos populares dentre os mais de 29 milhões de votos.

            Exatamente um ano após ser recusado no The Voice US, no dia 1 de abril de 2014, Sam lançou o seu álbum, intitulado “Sam Alves”, pela gravadora Universal Music. O álbum ficou entre os 10 mais vendidos na loja virtual iTunes na noite da estreia, e alcançou a posição de mais vendido da Livraria Saraiva por semanas.

            Em março de 2014, apenas três meses após sua grande vitória na segunda edição do The Voice Brasil, Sam recebeu a notícia de era o vencedor da premiação “Brazilian Internacional Press Awards”, como Melhor Cantor. O evento aconteceu no dia 3 de maio de 2014, na Flórida. Além de receber a premiação, Sam participou cantando a música interpretada na semifinal do The Voice Brasil, “Você Existe Em Mim”.


(Fonte: Adaptado do Facebook do Sam, facebook.com/samalvesmusic | Fotos: globo.com e Facebook do Sam)

4 comentários:

  1. Olá..está na hora de atualizar a Biografia do Sam.. tem que colocar que ele ganhou o The Voice Brasil..bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindooooooooo um anjo Sam Alves foi merecedor de td que conquistou canta mais que todos que já ouvi amoooooooo S2!

    ResponderExcluir
  3. Lindooooooooo um anjo Sam Alves foi merecedor de td que conquistou canta mais que todos que já ouvi amoooooooo S2!

    ResponderExcluir

}